Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pedra Lavrada, realizada no dia 26 de março, o vereador Junior Cobiço (PDT) utilizou a tribuna para comentar requerimentos aprovados e apresentar demandas da comunidade rural.
O parlamentar parabenizando os colegas pelos requerimentos apresentados, com destaque para a aprovação de crédito adicional no valor de R$ 500 mil destinado à reconstrução do açude Cabacinhas, destruído anteriormente. Segundo ele, o investimento é suficiente para a construção de uma estrutura de qualidade. “Espero que esse dinheiro seja bem aplicado. Daria até para fazer dois reservatórios bem feitos”, comentou.
Junior Cobiço também se referiu a um requerimento apresentado pelo vereador Cariolando (União Brasil), voltado à cobertura do PSF dos Tanquinhos. Ele afirmou que a estrutura já deveria ter sido construída pela gestão anterior, especialmente após os problemas ocasionados por ventos fortes. O vereador sugeriu o plantio de árvores ao redor da unidade de saúde para oferecer sombra e conforto aos usuários e pediu que a secretário de Meio Ambiente visite o local para verificar a possibilidade de viabilizar mudas para o plantio.
Outro ponto levantado foi a circulação de caminhões da empresa Elizabeth, que estariam derramando brita nas vias da cidade. Júnior solicitou à presidência da Câmara o envio de um ofício à empresa pedindo providências, como o uso de lonas ou a redução da carga, a fim de evitar acidentes.
Ainda durante sua fala, o vereador compartilhou detalhes de uma reunião realizada na Associação Cabeça de Vaca, da qual participou junto ao deputado estadual Inácio Falcão. Na ocasião, o parlamentar estadual se comprometeu com diversas ações para a comunidade, incluindo atendimentos de saúde (consultas oftalmológicas com entrega de óculos, serviços odontológicos), oferta de cursos, distribuição de alimentos, destinação de uma emenda de R$ 100 mil para reforma da unidade e o envio de máquinas para a localidade.
Junior Cobiço mencionou, ainda, a realização de um curso promovido pelo SENAR na associação, voltado à produção de geleias e trufas, destacando a importância de iniciativas simples que geram resultados positivos para comunidades que antes estavam desacreditadas.
O vereador defendeu políticas públicas voltadas ao homem do campo. “O trabalhador rural é quem coloca o alimento na mesa de todos. Está na hora de mais incentivo para quem vive no campo”, concluiu.